Bolsa Governador Philemon Xavier de Oliveira - BOLSA INTEGRAL PARA UM ESTUDANTE 2017/18

BOLSA GOVERNADOR PHILEMON XAVIER DE OLIVEIRA

PROCESSO SELETIVO DO DISTRITO 4770 DE ROTARY INTERNATIONAL-PIJ 2017-2018

MODALIDADE: JOVEM DESTAQUE

INSCRIÇÕES: FORMULÁRIOS COM OS OFICIAIS DE CLUBES

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A bolsa será integralmente gratuita para o candidato aprovado.
Objetivo
Esta bolsa tem como objetivo fomentar a participação no programa Intercâmbio Internacional de Jovens, com o intuito de fomentar a paz e a união entre os povos.
Enviar um jovem ao exterior como estudante exige do Distrito e dos Clubes vários procedimentos.
Para designar um jovem como candidato a representante e embaixador da paz de seu Clube e como um cidadão representante de seu país e família requer, que ele tenha passado pelas etapas regulamentares aqui descritas.
O Distrito 4770 estabelece o seguinte REGULAMENTO PARA MODALIDADE JOVEM DESTAQUE – o qual deve ser cumprido pelos clubes, famílias e jovens envolvidos no programa:

Número de vaga destinada aos clubes do distrito para Modalidade do JOVEM DESTAQUE:
1 CANDIDATO POR CLUBE CERTIFICADO.
Desde que observadas as seguintes regras:
1- Que o Clube tenha capacidade financeira para a manutenção da contra-partida do jovem, ou seja, do Inbound que virá para o Clube quando o jovem candidato (outbound) for para o seu intercâmbio – escola, uniforme e material escolar, mesada, vale transporte, entre outras.
2- Que sejam mantidas todas as demais regras do Programa de Intercâmbio de Jovens.
3- Que o Clube seja responsável em apresentar 04 famílias hospedeiras, submetendo estas a certificação, e sendo a primeira família obrigatoriamente de um companheiro rotariano.

PRAZO PARA INSCRIÇÃO
As inscrições se iniciam no dia 28/04/2017 e se encerram às 18hs, do dia 31/05/2017.
CARACTERÍSTICAS DO JOVEM A SER INDICADO PELO CLUBE:
• Ter idade compreendida entre 15 e 16 anos e 10 meses no ato da inscrição
• Estar cursando o Ensino Médio e sempre TER ESTUDADO INTEGRALMENTE EM ESCOLA PÚBLICA E OU PARTICULAR COM BOLSA INTEGRAL.
• Ter apoio total e irrestrito de seus pais ou responsáveis para morar um ano no exterior.
• Possuir características de conduta para ser um bom embaixador da paz de seu clube, seu distrito rotário e seu país, tais como: o Possuir perfil comportamental exemplar para ser um bom representante;
o Capacidade de compreender e respeitar as normas e regras estabelecidas pelo programa;
o Bom desempenho escolar;
o Iniciativa e boa desenvoltura oral;
o Flexibilidade e facilidade em adaptar-se a realidades e culturas diferentes;

• Boa relação em casa, com a família, na escola e na comunidade;
• Estar gozando de boa saúde ou em condições de manter controle sobre alguma condição crônica não limitante
• Ter algum tipo de engajamento em atividades de responsabilidade social e/ou voluntariado;
• Bom entrosamento e interação com jovens de sua idade, mais velhos e mais novos.
• Perfil de líder / orientador / conselheiro /mentor.






I - PRIMEIRA ETAPA: PRÉ–SELEÇÃO (CLUBE)
O clube, através de uma comissão interna, utilizando o modelo de entrevista elaborada pela comissão distrital (anexo IV), fará a seleção do (s) jovem (s) que pretende indicar, ficando responsável pelo(s) candidato(s).
Anexar os seguintes documentos, sendo que, o não atendimento desta etapa eliminará automaticamente o candidato do processo seletivo:
• Ficha de Inscrição, acompanhada de 1 foto5x7.
• Fotocópia da Carteira de Identidade ou da Certidão de Nascimento.
• Ficha de auto apresentação do jovem candidato.
• Memorial do candidato (carta escrita pelo jovem, dissertando sobre sua vida).
• Declaração de matrícula da escola, constando a série que o jovem está cursando.
• Boletim escolar (das séries anteriormente frequentadas em nível médio), comprovando bom rendimento.
• Declaração do Colégio, redigida por Diretor, Supervisor ou Orientador Educacional, comprovando ser o candidato um aluno assíduo e de bom relacionamento com os colegas e professores.
• Declaração de participação em atividades extracurriculares, projetos e ou programas com atividades de responsabilidade social, equipes esportivas e/ou voluntariado tais como:
Grupos de Jovens ligados a igrejas ou entidades filantrópicas;
Participação em Interact, Ryla, Bandeirantes ou Movimento Escoteiro;
Ação voluntária em atividades organizadas por entidades comunitárias legalmente instituídas ou organizações não governamentais (descrever a atividade desenvolvida);
Grêmios estudantis (especificar a forma de participação);
Equipes desportivas (descrever a atividade desenvolvida).

• Carta de Autorização e Responsabilidades dos pais: o documento deve ser assinado pelo pai e pela mãe. Se for assinado pelo responsável legal, anexar documento comprobatório de tal condição.
• Ficha de avaliação do candidato pelo seu clube patrocinador.
• Termo de Compromisso do Clube.
• Cadastro das Famílias Hospedeiras .

O Clube patrocinador do intercâmbio deve comprometer-se a entregar toda a documentação acima solicitada (devidamente preenchida), no prazo de inscrição acima estipulado, com todas as assinaturas necessárias.
II - SEGUNDA ETAPA: SELEÇÃO
A Comissão Distrital, após receber e realizar prévia análise da documentação e inscrição dos candidatos convocará os jovens e seus pais (diretamente) para as próximas etapas do Processo Seletivo, a saber:
1. Testes de Conhecimentos – Peso Total 6,0.
• Teste de conhecimentos gerais português, geografia, biologia, história, atualidades, raciocínio lógico e abstrato compatível com o 1º e 2º ano do ensino médio (Peso 2,0);
• Teste de conhecimentos básicos de Inglês (Peso 1,0);


• Teste de conhecimentos de Rotary (Peso 1,0);
• Redação (Peso 2,0).

Obs.: A prova será realizada em Itumbiara
Data: 23/09/2017
Horário: 14:00h
Local: a ser definido

O estudante que participar do Processo Seletivo para a Bolsa Governador Philemon Xavier de Oliveira irá participar do Processo Classificatório, ou seja, esta seleção o irá credenciar a participar do Processo Seletivo convocado pelo Edital 01/2017.

As Reuniões de Orientação serão obrigatórias, com oficiais de intercâmbio, pais e candidatos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
1) O clube que desejar indicar candidato ao Programa de Intercâmbio de Jovens do Distrito 4730, modalidade Jovem Destaque, para a Bolsa Governador Philemon Xavier de Oliveira, deverá estar certificado junto ao Distrito, conforme disposto no Código de Conduta de Certificação de Rotary International.

2) Em caso de empate será considerado o candidato mais velho tendo como referência a data de nascimento, obedecendo respectivamente o ano, mês e dia.

3) É obrigatório a presença do Jovem, seus pais naturais e oficial de intercâmbio na Reunião de Distribuição de Vagas, em Morrinhos no dia 24/02/2018, sendo que o não comparecimento dos mesmos disponibilizará automaticamente a vaga para o jovem subsequente. Casos em que o comparecimento do jovem seja comprovadamente impossível (doença, falecimento na família, etc.), será concedido ao Oficial de Intercâmbio do respectivo Clube plenos poderes para que em nome de seu candidato, faça a escolha da vaga.

4) Em caso de recurso referente ao processo seletivo, o mesmo caberá até o prazo de 05 dias após a divulgação do gabarito, a ser publicado no site do distrito 4770. 4.1) Serão aceitos questionamentos sobre as questões objetivas, que devem estar fundamentados e apresentados em formulário específico. O recurso será apreciado pela Banca Examinadora para elaboração da prova, que emitirá decisão fundamentada, sendo colocada à disposição do requerente , até dez dias após o certame.
4.2) Em caso de questão anulada todos os candidatos receberão a pontuação referente a questão.
4.3) A Banca Examinadora constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.
4.4) O gabarito oficial da Prova de Conhecimentos, após a analise dos recursos ,será divulgado no site do distrito 4770.

6) Situações que não foram previamente previstas neste regulamento, serão resolvidas com total autonomia, pela Comissão do PIJ do Distrito 4770.


Comissão Distrital
Mário Morais Marques - Chairman
yepdistrict4770@gmail.com